Costumo dizer que todos os dias recebemos um pacote de 24 horas para usar e abusar. Dormimos, acordamos, e no dia seguinte mais um novo pacotinho chega para a gente. O que muda de uma pessoa para outra é a forma como vamos usar esse presente, pensando que toda vez é uma oportunidade de fazermos algo novo, diferente, renovado.
Será que podemos começar a pensar em gerenciamento de tempo a partir dessa perspectiva? Começo esse papo aqui dizendo que tempo não se gerencia, mas, sim, as prioridades. E essa habilidade é essencial para atingirmos nossos objetivos com consciência e autoliderança.
Para conseguirmos um autogerenciamento eficaz precisamos, primeiro, observar como está nossa energia vital. Avalie como anda sua alimentação, sono e atividade física. Esses três pilares são essenciais para a gente conseguir administrar as outras áreas da nossa vida. Prever descanso é também primordial e influencia muito a sua performance, assim como a socialização com amigos.
Feita essa avaliação, vamos começar a trabalhar com aquele pacotinho de horas que comentei no início desse texto. Alcançar alguma meta para ser promovida ou desenvolver um novo negócio, por exemplo, é mais sobre o que fazer primeiro, em que momento, do que buscar ser a melhor no que faz. Vou listar a seguir algumas estratégias que uso no meu dia a dia e que me ajudam a evitar sobrecarga e lidar com contratempos, garantindo que o mais importante seja feito. Espero que possa inspirar você também:
- Estabeleça uma meta e priorize atividades que levem a esse objetivo.
- Faça em primeiro lugar a atividade mais importante do dia.
- Divida sua organização em metas do mês, agenda semanal e roteiro diário.
- Na agenda semanal aloque 1 a 2 dias para atividades estratégicas e 3 a 4 dias para tarefas mais operacionais.
- Em que momento do dia a sua concentração é pior? Reserve esse período para atividades que exijam menos foco.
- Limite a resposta de emails e mensagens a momentos específicos do dia.
Algo que me ajuda bastante a enfrentar minha rotina e eventuais contratempos é meu hábito diário de meditação, prática que adotei há vinte anos. Outra recomendação: não esqueça de celebrar suas conquistas, mesmo que elas pareçam simples. A finalização de uma tarefa é, sim, motivo de comemoração.
Eu gosto muito de conhecer novas estratégias de organização e vou adorar que você me conte algo que utiliza e que te ajuda a ter uma rotina mais leve. Te convido a escolher uma das dicas que dei e colocar em prática por, no mínimo, 21 dias. Esse é o tempo necessário para iniciar a instalação de novos hábitos. E, lembre-se, organização é liberdade!