Agora trago algumas ideias para colocarmos em prática e criarmos um ambiente de trabalho mais saudável, inclusivo e inovador. A meu ver um líder deve, constantemente, checar se está promovendo essas oito atitudes no ambiente de trabalho. Claro que é um processo e que as mudanças não acontecem de uma hora pra outra, mas com constância e intenção, vamos conseguir fazer a transformação necessária.
1. Praticar e promover o autoconhecimento
Utilize ferramentas de mapeamento para conhecer pontos fortes e fracos da sua personalidade e de seus colaboradores. Usando essas metodologias, é possível dar a cada pessoa a função que melhor a ela se destina.
2. Desistir do comando e do controle
Dê autonomia e ritmo humanizado para você e seus colaboradores estabelecendo metas, horários flexíveis, prazos negociáveis, gestão por resultados. Lembre-se que o calendário deve prever pausas e incentivo de uma vida para além do trabalho.
3. Incentivar detox tecnológico
Estabeleça um horário para encerrar o envio de emails e de mensagens. Se eventualmente esse limite precisa ser ultrapassado, mostre que se trata de uma exceção. Deixe a tarde de sexta-feira livre para finalizar pendências, se possível.
4. Valorizar o tempo do outro
Tenha em mente que as reuniões devem ser produtivas, com pautas pré definidas e o papel de cada um. Peça para alguém registrar a reunião e fazer o follow up dos próximos passos.
5. Oferecer e solicitar feedback e feedforward regularmente
As pessoas querem saber se estão fazendo o que se espera delas, como estão indo, para onde estão indo. Essas conversas dão significado para o trabalho e senso de direção, o que aumenta a produtividade e contribui para reduzir a ansiedade.
6.Promover a convivência inclusiva
Crie espaço de conversas mais soltas e de celebração na abertura de reuniões e encontros. Esteja aberto e garanta momentos para que todos no time tragam seus pontos. Ouça mais e evite comentar ponto a ponto tudo o que o time fala. Lembre-se sempre que feedbacks corretivos devem ser realizados em conversas um a um e nunca em grupo, pois pode causar constrangimento.
7.Contratar e reter talentos diversificados
Mentoria, treinamentos para aceleração de carreira, coaching e programas de saúde mental são ações afirmativas e intencionais que trazem uma contribuição importante para criar um ambiente mais diversificado. Preste mais atenção às mulheres e grupos historicamente minorizados, que tendem a enfrentar mais sobrecarga.
8.Praticar o impacto positivo
Como você pode fazer o que está fazendo cuidando mais das pessoas ao redor? Faça a si mesmo essa checagem sempre e busque suporte profissional para avançar. Lembre-se que esta é uma missão para toda a organização e um olhar sistêmico é necessário.
Essas são as minhas contribuições por hoje e gostaria de saber se você tem alguma sugestão para a gente ampliar essa lista de boas práticas para cuidar de líderes e liderados, construindo relações mais humanizadas. Comenta aqui, e me escreve!